quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Segunda Guerra Mundial





Participantes principais: Alemanha, Japão e Itália (grupo do EIXO), Estados Unidos, Inglaterra e França (grupo dos ALIADOS). 

Motivos: Disputas nacionalistas, crise político - econômica mundial do período entre guerras, militarismo, disputas de territórios, sistema de aliança, culto ao chefe, xenofobia e nacionalismo exacerbado.

Características: Adolf Hitler era um garoto orfão, criado por tios, onde se empenhou na escola militar, cresceu e participou pela social democracia e conhecia bem suas ideias. Porém achava que não mudava nada, que não resolvia os problemas sociais. Até hoje existem os neonazistas. Adolf Hitler criador do nazismo.

*Militarização
Todos os soldados com uniformes e o símbolo do nazismo no braço. A sociedade também usava esses uniformes , como por exemplo: crianças e mulheres.

*Avanço tecnológico 
Hitler tentou fazer todas as experiências que se fazem com ratos em judeus,fez com que tivesse um avanço tecnológico, começou a ser produzido muitos eletrodomésticos e armamentos para a guerra.




Ínicio da expansão nazista
A expansão nazista teve inicio por meios políticos e diplomáticos.
Os alemães retomaram o controle da Renânia (estava sob domínio da França depois da Primeira Guerra). Em 1939 eles invadiram a Polônia, ou seja, eram os mesmos motivos da Primeira Guerra:
disputas nacionalistas, territoriais, interesses em outras terras.

Os campos de concentração 
O governo das grandes potências mundias, não reagiram aos alemães e à perseguição dos judeus.
Os nazistas invadiam apenas a Europa Oriental, países como a Inglaterra, França e Estados Unidos não se sentiam ameaçados. Os burgueses desses países continuavam negociando com o governo de Hitler, declararam guerra à Alemanha em 1939, porém os governantes da Inglaterra e da França não atacaram os nazistas e nem libertaram a Polônia por medo ao Hitler. Os norte americanos ficaram neutros, sem se manifestar e os soviéticos assinaram um acordo de não agressão com os nazistas, ou seja, na segunda guerra quem tinha o maior poder eram os nazistas, faziam oque bem queriam.
Nos países ocupados os nazistas intensificaram a perseguição pelos judeus, comunistas e homossexuais, muitos deles foram enviados para campos de concentração onde eram 
vistoriados por médicos nazistas, que escolhiam as pessoas que iriam morrer (deficientes, idosos, crianças). Nos campos os prisioneiros viviam em situações precárias, em barracos. 



Sociedade
 
*Xenofobia
Para os nazistas a xenofobia significava uma mistura de nojo, desprezo, como se os outros judeus não fossem seres humanos como os nazistas.
O nazismo formou um partido, foi uma ideologia, onde muitos judeus acabaram virando nazistas também.
Os nazistas faziam placas para colocar nas lojas dos judeus dizendo "Não compre aqui ele é judeu"
 

*Nacionalismo Exacerbado
Em muitas casas os próprios pais tinham medo de que os filhos escutassem suas conversas, pois os filhos acabavam entregando os pais para os nazistas, ou seja os nazistas usavam as crianças e jovens para conseguirem o que queriam. Hitler convencia em todas as faixa etárias, suas propagandas eram tocadas em rádios e cinemas( Hitler pagava para produzir filmes em que as pessoas tivessem o sentimento e a ideia que ele tinha), sobre vampiros, sangue, mortes, para dar um certo espírito sobre a 2 Guerra Mundial.

 
 
 
Eixos e Aliados 
Os exércitos nazistas avançariam rumo a França, no inicio os alemães dominaram as ações invadindo países como Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda e França, atacando com seus aviões a Inglaterra.
a Itália fascistas aliada dos nazistas, investiu contra as influencias inglesas na Africa.
Em 1941, os alemães invadiram a União Soviética, rompendo o acordo de paz, logo após os japoneses atacaram a base naval dos americanos Pearl Harbon, fazendo com que os norte americanos entrassem na guerra, essa disputa eram provocados por territórios da Ásia.
formou o bloco dos aliados (França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).



A vitória dos aliados
Em 1944 o exercito soviético expulsou os alemães do território conquistou áreas da Alemanha, como a Hungria, Bulgária e Finlândia. os americanos derrotaram os japoneses no Pacífico e apoiou grupos de resistências que atuavam na Europa.
Os americanos e ingleses juntos desembarcaram na França ainda ocupada por nazistas, criaram uma segunda frente de combate. 
as tropas aliadas tomaram os territórios  e invadiram a Sicília( ilha do sul da Itália), no mesmo momento o ditador Benito Mussoline enfrentou uma revolta interna e perdeu o poder. Os alemães até tentaram trazer o Benito em 1945,depois ele foi morto. Ou seja os alemães perderam, pois ficaram fracos diante dos aliados junto aos ingleses.
Hitler e os líderes nazistas se suicidaram para não serem capturados pelos aliados em 1945. O Japão foi o último a se render


Filmes relacionados á 2 Guerra Mundial 




Livros relacionados á Segunda |Guerra Mundial




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário